terça-feira, 30 de outubro de 2018

Cruzeiro Esporte Clube, da cidade de Cruzeiro do Sul planeja entrar no futebol profissional


O município de Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, capital do Acre, pode ter mais um time no futebol profissional nos próximos anos. A diretoria do Cruzeiro Esporte Clube, equipe homônima ao clube mineiro atual bicampeão da Copa do Brasil, apresentou na última sexta-feira (26), o novo uniforme da agremiação e lançou o desafio de em até quatro anos ter a equipe disputando competições profissionais.

Esse é um projeto que começamos a desenvolver buscando uma possível federalização de nossa equipe. O Cruzeiro é uma equipe com grande torcida e Cruzeiro do Sul e merecia um projeto como esse. Nós sentamos, estudamos, buscamos avaliar a melhor situação para poder chegar ao dia de hoje. Montamos um projeto sério, apresentamos a sociedade para buscar apoio para esse tipo de aspiração que é fundamental para esse tipo de projeto. Apresentamos um material de primeira linha, usada por grandes clubes do futebol brasileiro, pautando um projeto futuro de federalizar a equipe e chegar a disputa da segunda divisão estadual – explicou o diretor executivo Carlos Henrique.

O Cruzeiro de Cruzeiro do Sul foi fundando em 24 de junho de 1964 por um grupo de desportistas liderados pelo fotógrafo José Laureano de Oliveira. Vivendo altos e baixos no futebol amador acreano, viveu no anonimato na década de 90, mas conseguiu se reerguer na década seguinte, retornando à elite do futebol municipal sob a administração da atual diretoria.

O clube é comandado pelo líder comunitário Sérgio Rodrigues, que assumiu a direção em 2014, quando o clube existia apenas no estatuto. Desde então, parcerias e apoio foram buscadas para um recomeço.

Carlos Henrique destaca que a busca pela profissionalização está sendo promovida com cautela e o primeiro passo é busca alternativas para viabilizar o projeto.

"Todo projeto precisa de uma visão objetiva e meta. Nossa meta é entre dois e quatro anos alcançarmos esse objetivo. Quando se trabalha com seriedade a gente consegue apoio dos empresários. Isso já está claro para nós. Sabemos que para ter uma equipe no futebol profissional, dependemos do apoio de empresários para as despesas de deslocamento, estadia, alimentação e contratação de jogadores. É um processo que depende de apoio financeiro. Essa agora será nossa meta, buscar apoio para viabilizar esse projeto" - declarou.

O presidente do clube confia que o trabalho está no caminho centro e cita as conquistas recentes do clube como exemplo.

"Conquistamos os campeonatos municipais de 2015 e 2016, vencemos a Copa Idelfonço Cordeiro de 2017. Nossa base foi campeã em 2016 e vice em 2017. Temos trabalhado para que a cada dia a equipe cresça mais. Neste processo, estamos trabalhando, preparando o terreno, semeando sementes, nos organizando e buscando parcerias para que possamos chegar à 2ª divisão do estadual. Temos uma diretoria formada e organizada, que está trabalhando a parte jurídica. Acho que é questão de tempo para chegarmos a disputa da primeira competição estadual – destacou Sérgio Rodrigues.

Coincidentemente, além do nome, o Cruzeiro do Acre tem o uniforme semelhante ao ‘primo rico’ de Belo Horizonte. De acordo com o presidente do clube celesta do interior acreano, entretanto, trata-se apenas de um ‘acaso’.

No estatuto conta como as cores oficiais o azul e branco. O escudo é referência à constelação de Cruzeiro do Sul. A semelhança com o Cruzeiro de Minas é por acaso – explicou.

A diretoria do Cruzeiro-AC já fez contato com o presidente da Federação Acreana de Futebol (FFAC), Antônio Aquino Lopes, para conversar sobre a federalização do clube. Nos próximos dias, a entidade deve enviar à diretoria da equipe a lista de documentos que devem ser apresentados para filiação na entidade.

FONTE: globoesporte.globo.com/ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário